Durante a semana do dia 10 de julho, a Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV) formou a segunda turma de 2017, no curso de Media training, o qual é indispensável para o servidor que, por decorrência do cargo ocupado, lida periodicamente com os meios de comunicação e precisa aprimorar esse trato para alcançar objetividade, clareza e profissionalismo junto à imprensa.
A turma dessa vez foi preenchida por servidores da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Pedro Henrique Berto, Capitão da PMDF e operante no Comando de Policiamento Regional Metropolitano, afirmou ter conseguido, por meio das aulas expositivas, adquirir ferramentas que facilitam o contato com as mídias. “Por meio das práticas de entrevista e de lições sobre notas oficiais, aprendemos como agir e falar para que a informação que passarmos seja clara tanto para a imprensa quanto para o cidadão”, ressaltou o cursista.
O 1º Tenente do CBMDF Wilson de Souza, que se inscreveu para perder alguns vícios de postura diante das câmeras, confirmou que o curso foi fundamental para sua nova forma de agir como porta-voz do CBMDF. “A instrutora nos traz uma visão diferente do que já estamos acostumados, e percebemos que até a forma com que agimos durante uma entrevista pode demonstrar algo para os telespectadores”, ressaltou o servidor.
Para a instrutora Joyce da Hora, jornalista pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e Agente de Trânsito do DETRAN-DF, o curso conecta os assessores dos órgãos à mídia, trazendo o contato direto com as câmeras e o microfone e reafirmando que a base para ser apto a informar a população é o conhecimento acerca do tema tratado. “Preparar cada vez mais profissionais da Segurança Pública do DF para serem fontes recorrentes da imprensa é uma vantagem a mais para esses profissionais e, consequentemente, para os cidadãos”, explicou Joyce.
Na sexta-feira, durante o encerramento, a turma recebeu o jornalista André Barroso, repórter do Globo Esporte, que foi convidado para a última aula prática dos participantes, na qual foram entrevistados individualmente para mais uma fixação de como se portar e de qual a melhor maneira de falar diante das câmeras.
Ao final, o Diretor-Executivo da EGOV, professor José Wilson Granjeiro, apresentou aos cursistas o Prêmio EGOV de Ideias (clique aqui) e agradeceu aos servidores pelo compromisso com a população. “É muito bacana ver nossa Escola repleta desses uniformes, isso confirma a dedicação que existe dentro da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em se aprimorar e evoluir, buscando formas de atender melhor à população”, finalizou Granjeiro.
Para saber mais sobre os cursos oferecidos pela EGOV, acesse: http://egov.df.gov.br/sig/
Por Júlia Zouain
Quadro de Detalhamento de Despesas – Orçamento 2019
Informações para transição de governo 2018/2017