O projeto Brasília Saudável é uma política do Governo de Brasília para organizar o Sistema Único de Saúde por meio do programa Estratégia Saúde da Família. As evidências demonstram que a atenção primária tem capacidade para responder a 85% das necessidades em saúde, realizando serviços preventivos, curativos, reabilitadores e de promoção da saúde; integrando os cuidados quando existe mais de um problema; lidando com o contexto de vida; e influenciando as respostas das pessoas a seus problemas.
Cada equipe de saúde da família é responsável por 3.750 usuários em média. O projeto começou a ser desenvolvido no início de 2017, tomando como base a população estimada para 2016 no DF, com priorização da expansão de cobertura nas áreas de maior vulnerabilidade social.
Estima-se que 70% dos atendimentos feitos nas emergências e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) poderiam ser resolvidos na atenção primária, ou seja, numa estrutura de atendimento direto ao cidadão. O objetivo é que todas as Unidades Básicas de Saúde funcionem com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Quadro de Detalhamento de Despesas – Orçamento 2019
Informações para transição de governo 2018/2017